Laboratório de análises de exames veterinários referência na região sul. Entre em contato conosco e saiba como podemos contribuir com o seu diagnóstico.
Localizado em: Cartório Criciúma, 2º Tabelionato de Notas e Protestos – Oziel Francisco de Sousa
Lâminas previamente confeccionadas a partir de diferentes métodos de coleta: PAAF (punção aspirativa por agulha fina), PAF (punção por agulha fina), imprint, escarificação, escova citológica ou swab.
2 dias úteis
Enviar lâminas secas ao ar, acondicionadas em tubos porta-lâminas, sem contato entre si. Acompanhar com histórico clínico e descrição do local de coleta.
Não aplicável
Lâminas quebradas ou esfregaços desprotegidos de atrito.
Exame de triagem indicado para diagnóstico de patologias, lesões pré-malignas ou metastáticas, com interpretação baseada em critérios citomorfológicos. Permite identificação de agentes infecciosos (bactérias, fungos, parasitas e vírus), processos proliferativos benignos e alterações epiteliais secundárias a agressões. A citologia permite distinguir entre processos inflamatórios e proliferativos (hiperplasia, neoplasia benigna ou maligna).
Lâminas previamente confeccionadas a partir de swabs otológicos.
1 dia útil
Enviar lâminas previamente secas ao ar, acondicionadas em tubos porta-lâminas, sem contato entre elas.
Não aplicável
Lâminas quebradas
Exame indicado para identificar estruturas fúngicas e/ou bacterianas em amostras de conduto auditivo, auxiliando na escolha da conduta terapêutica.
Tubo: Um tubo EDTA (tampa roxa) e um tubo sem anticoagulante (tampa vermelha).
Efusões cavitárias (pleural, pericárdica ou peritoneal).
2 dias úteis
Coletar o líquido, acondicionar suavemente em tubo com EDTA e homogeneizar. Repetir em tubo sem anticoagulante, sem homogeneizar. Enviar acompanhado do histórico clínico e identificação do local de coleta.
Não aplicável
Amostra insuficiente
Exame indicado para avaliação física, química e citológica de líquidos cavitários. Permite classificar o tipo de efusão (transudato simples, transudato modificado ou exsudato) e, em alguns casos, determinar sua provável origem (neoplásica, infecciosa, biliar, uroperitônio).
Fragmentos de tecidos obtidos por biópsia incisional ou excisional.. Devem apresentar no mínimo 0,3 cm de espessura, com faces planas e paralelas, e profundidade mínima de 0,4 cm. Recomenda-se incluir áreas de transição entre tecido normal e lesão.
7 dias úteis
Fixar o material em solução de formol a 10%, na proporção de 1 parte de tecido para 10 partes de fixador.
Amostras não fixadas em formol a 10%.
Podem ser solicitadas biópsias de peça única, cadeia mamária, múltiplas peças (2 a 3), análise de margens cirúrgicas ou de nódulo adicional.
Fragmentos de tecidos ou peças obtidas em necropsia.
10 dias úteis
Fixar em solução de formol a 10%, na proporção de 1 parte de tecido para 10 de fixador.
Amostras não fixadas em formol a 10%.
A amostra deve ser acompanhada de histórico clínico e breve descrição dos achados de necropsia.
Animal em óbito
10 dias úteis
Acondicionar em sacos plásticos, mantidos refrigerados (2–8 °C) por até 2 dias.
Amostras em putrefação, em autólise avançada ou congeladas.
Valores variam conforme o peso do animal.
Esfregaços finos confeccionados em lâminas, fixados ao ar e acondicionados em porta-lâminas.
7 dias úteis
Após realizar a punção do material, utilizar técnica de squash para extenão da amostra em lâmina, evitando excesso de material, esfregaços espessos ou pressão excessiva entre as lâminas.
Lâminas quebradas, esfregaços úmidos, desprotegidos de atrito ou acondicionados de forma inadequada (papel, embalagens improvisadas).
Indicado para avaliação da medula óssea com objetivo de diagnosticar alterações hematológicas e investigar distúrbios sanguíneos.